Em comemoração aos 90 anos do nascimento de José Saramago, a Musa Editora traz como lançamento um apurado estudo da “fase estátua” do grande autor português, realizado por Eula Pinheiro, pesquisadora brasileira vinculada à Fundação Saramago em Lisboa.
Clique aqui para ler matéria do Estadão sobre o livro
Em breve, nas melhores livrarias, nas quais o livro poderá ser comprado em pré-venda:
José Saramago: Tudo, Provavelmente, são Ficções; mas a Literatura é Vida
Eula Pinheiro
Edição parte das comemorações dos 90 anos de José Saramago, 16 de novembro de 2012
José Saramago: tudo, provavelmente, são ficções; mas a literatura é vida analisa a primeira fase da obra saramaguiana, a fase “estátua”: do romance Manual de pintura e caligrafia à História do Cerco de Lisboa. Para Pilar Del Río é “livro indispensável para os que amam a obra de Saramago, ou seja, ao autor que construiu a realidade à base de ficções que nos fortalecem e dignificam.”
Eula Pinheiro, a autora
Eula Carvalho Pinheiro nasceu em Paraíba do Sul, RJ. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora –UFJF, Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ. Há 27 anos lê a obra de José Saramago. É, no momento, investigadora de doutoramento em Lisboa: acolhida pela Fundação José Saramago. Cursa o doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Colabora com a Fundação José Saramago com o objetivo e a vontade de levar adiante o estudo da obra saramaguiana e sua consequente divulgação a todas as pessoas que desejarem conhecer a escrita e a vida de José Saramago.
Prefácio | Pilar del Río
Posfácio | Domingos Lobo
Capa | Raquel Matsushita sobre tela de Júlio Cesar,O Dia Seguinte, 2010
ISBN 978-85-7871-006-4
16 X 23m 176 p . Caderno de Fotos em cores
R$ 49,00