Ave Maria Expositio – Comentário à Ave Maria – Santo Tomás de Aquino (In Salutationem Angelicam Expositio)

ISBN: 978-85-7871-009-5
Santo Tomás de Aquino
Tradução de Omayr José de Moraes Junior
edição bilíngue latim-português
128 páginas | 14x21cm
R$36,00

Na Paris universitária do século XIII, aos mestres na Sagrada Doutrina (como se denominava então a Teologia), entre eles Santo Tomás de Aquino, “competia o tríplice ofício de ensinar, presidir os debates universitários e pregar também ao povo”. Algo especial havia nas palavras de Santo Tomás.

“Na universidade medieval, ensinar significava antes de tudo ler, isto é, comentar detalhadamente um texto. Nesse ler compendiava-se quase toda a investigação intelectual daqueles tempos. Lia-se em voz alta; e, de fato, até hoje sobrevive a expressão ‘ano letivo’.”

Santo Tomás entendia o ministério da Palavra como um natural prolongamento do ensino. “A ênfase dada à pregação popular originou e fomentou uma rica literatura totalmente voltada para o melhoramento dos sermões. Codificando o chamado ‘sermão moderno’, as Artes Praedicandi atestam a importância dada ao assunto. Este breve sermão, In Salutationem Angelicam vulgo Ave Maria Expositio (expositio, explicação literal ou comentário, melhor traduzido, Comentário à Ave Maria) segue os moldes da exegese dialética de seu tempo, dividindo a Saudação Angélica em três partes: a primeira, feita pelo Anjo, a segunda, por Isabel, mãe de João Batista, a terceira, acrescentada pela Igreja: ‘Maria’, pois o Anjo dissera ‘Ave, cheia de graça’.” Expõe-se assim as principais verdades da religião cristã sobre a Mãe de Jesus.

Maria recebeu graças e privilégios por causa de Cristo. Maria é a nova Eva que nos trouxe o Autor da vida, Maria é figura e Mãe da Igreja. Eis por que a Ave Maria, que condensa o principal da pessoa e da Mãe do Senhor, é, depois do Pai Nosso, a mais cara e bela oração dos cristãos.

O poeta Dante nos faz ouvir Gabriel Arcanjo entoá-la no Paraíso, alternando sua Saudação com os coros bem-aventurados que se enchem de luz e claridade ao louvar a Virgem Mãe.
O Doutor Angélico pondera que Deus poderia reparar a natureza humana por muitos outros modos. Ele, porém conclui que pela Encarnação “Deus manifestou sua Sabedoria ao solucionar do modo mais belo o mais difícil dos problemas”.

“O pecado original consistiu em se apetecer desordenadamente a excelência divina mediante o conhecimento. (…) Desejo desordenado de exaltação pessoal. (…) A soberba é o mais grave dos pecados mortais e, por isso mesmo, causa o máximo afastamento de Deus. Como justa punição de sua transgressão, os primeiros pais perderam a santidade ou ‘justiça original’. (…) O ser humano ficou de certo modo destituído de sua criação para o bem.”

“Sem a humildade é impossível a infusão da graça. Deus resiste aos soberbos. A humildade tem como elementos principais a verdade e a justiça. Pois Deus não concede bem algum para que permaneça inoperante.”

A resposta de Maria ao Anjo denota humildade e verdade. São Bernardo de Claraval enfatiza a humildade de Maria na Anunciação, em texto moderno do século XII: “A humildade é mais necessária. Podes ser salvo sem a virgindade, não sem a humildade. A humildade que chora a virgindade perdida pode agradar a Deus mas, sem a humildade, ouso dizê-lo, nem a virgindade de Maria lhe seria agradável… Portanto, se Maria não fosse humilde, o Espírito não teria nela repousado e se não tivesse repousado, também não a teria fecundado.” Maria mesma disse no Magnificat: Deus olhou para a humildade de sua serva.

Da Anunciação chegamos à Natividade, ao Natal de 2010, em que a Musa Editora coloca ao alcance do público esse In Salutationem Angelicam vulgo Ave Maria Expositio ou Comentário à Ave Maria, de Santo Tomás de Aquino, tradução, introdução e notas de Omayr José de Moraes Junior, em edição bilíngue, latim-português.

Sobre Santo Tomás de Aquino (1225-1274):

Tomás de Aquino sou; está-me vizinho
À destra de Colônia o grande Alberto
A quem de aluno e irmão devo o carinho.
Se do mais todos ser desejas certo,
Na santa c´roa atenta cuidadoso,
A tua vista a voz me siga perto.


Questi che m’è a destra più vicino,
frate e maestro fummi, ed esso Alberto
è di Cologna, e io Thomas d’Aquino.
Se tu di tutti li altri esser vuoi certo,
di retro al mio parlar ten vien col viso
girando su per lo beato serto.


(Dante Alighieri, A Divina Comédia, Paraíso, X, 97-102. Tradução de José Pedro Xavier Pinheiro.)

Pertenceu à Ordem dos Pregadores, fundada por São Domingos, que incentivou em seus frades a devoção à Mãe de Deus, Maria, propagando-a.

“Santo Tomás não é um fenômeno desvinculado da conjuntura humana à qual pertencia. Vivendo no agitado ambiente do século áureo da Escolástica, não foi sem oposição que sua inovadora obra firmou-se como a mais completa e representativa de seu tempo. Que tipo de homem tenha sido o ‘Doutor Angélico’, permitem-no entrever também os seus sermões ao povo”, como este Comentário à Ave Maria, Ave Maria Expositio.

Repasse a todos
  • email
  • RSS
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Tumblr
  • PDF
  • Print
  • Facebook
  • MySpace
  • Digg
  • del.icio.us
  • Add to favorites

3 responses to “Ave Maria Expositio – Comentário à Ave Maria – Santo Tomás de Aquino (In Salutationem Angelicam Expositio)”

  1. Tweets that mention Natal o livro: Ave Maria Expositio (Comentário à Ave Maria) de Santo Tomás de Aquino. Edição bilíngue latim-português -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Ana Cândida Costa, Musa Editora and Musa Editora, Musa Editora. Musa Editora said: #Natal o livro: Ave Maria Expositio (Comentário à Ave Maria) de Santo Tomás de Aquino. Edição bilíngue latim-português http://migre.me/2EUio [...]

  2. : Degustação do Livro de Natal Ave Maria Expositio

    [...] VivaOuvir Wagner – Ecos NietzschianosPerformance & Interpretação MusicalReligiãoAve Maria Expositio – Comentário à Ave Maria – Santo Tomás de AquinoTeresa de LisieuxCiência, Tecnologia e InovaçãoMentes Criativas, Projetos Inovadores – [...]

  3. : Ave Maria Expositio no Mosteiro de S. Bento

    [...] VivaOuvir Wagner – Ecos NietzschianosPerformance & Interpretação MusicalReligiãoAve Maria Expositio – Comentário à Ave Maria – Santo Tomás de Aquino (In Salutationem…Teresa de LisieuxCiência, Tecnologia e InovaçãoMentes Criativas, Projetos Inovadores – [...]

Leave a Reply