O tema central deste livro é a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e marca dez anos de pesquisas do Grupo Prapem(Prática Pedagógica em Matemática) e cinco anos do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática) da FE/Unicamp.
Os autores relatam, descrevem e analisam processos de formação que têm como ponto de partida e de chegada da formação contínua a prática docente cotidiana dos professores, a qual é tomada como problema ou objeto principal de estudo e reflexão. Mostram que os professores ou futuros professores, mediante esse processo de reflexão e investigação sobre a prática, tornam-se os principais protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois adquirem mais autonomia e competência para enfrentar os problemas que surgem nos diferentes contextos de prática escolar.
[...] Juventude de 1950 a 1970 – Waldenyr CaldasArtesOlhar, saber, representarIr ao CinemaEducaçãoCultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam MatemáticaEducação MatemáticaVocê Tem Sede de Quê? – entre a cervejinha e o [...]