Quatro Peças Curtas de Bernard Shaw é uma amostra do resultado da pesquisa que a Cia Ludens efetuou em 2008 para a montagem da peça Idiota no país dos absurdos (The Simpleton of the Unexpected Isles), escrita por Shaw em 1935, e dirigida por Domingos Nunez, o tradutor das quatro peças contidas neste volume.
A Cia Ludens, fundada em 2003 com o propósito de produzir textos irlandeses no Brasil, pauta-se por um diálogo entre a investigação acadêmica e a prática teatral. Mas, à parte sua ligação com a companhia, este livro destina-se aos profissionais de teatro em busca de alternativas de trabalho e leitores e pesquisadores interessados em literatura dramática.
Como ele mentiu para o marido dela é uma peça sobre moralidade – um marido rico reage de modo surpreendente ao descobrir a traição da esposa. Em A dama negra dos sonetos Shaw declara seu amor e ódio por Shakespeare; o bardo inglês é retratado como um escritor espirituoso, que se apropria dos discursos alheios para a construção de suas obras. O recruta Dennis é um libelo irônico contra a guerra – um soldado irlandês desmascara os interesses hipócritas que estão sob a fachada do patriotismo. E em Um quê de realidade Shaw questiona a utilidade da existência humana – os homens precisam contribuir para a evolução social e intelectual da espécie ou não merecem continuar existindo.
Outros textos sobre Bernard Shaw:
Bernard Shaw em “pocket show” – Daniel Piza (O Estado de S. Paulo, 27/03/2010 – Caderno Sabático, n° 3)
Quatro Peças Curtas de Bernard Shaw – do blog Relances